EVENTO

Domingo Aéreo reúne mais de 50 mil pessoas em São José dos Campos (SP)

Evento foi realizado no domingo (30/07) pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) 
Publicada em: 03/08/2023 19:02
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 30/07, o tradicional Domingo Aéreo, em São José dos Campos (SP), reunindo mais de 50 mil pessoas que prestigiaram uma programação repleta de atividades especialmente planejadas para os apreciadores da aviação.

O evento faz parte do calendário oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e, neste ano, integra as comemorações dos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, reabrir os portões, após a pandemia, marca não apenas o retorno à normalidade, mas também a celebração do avanço contínuo da ciência e tecnologia.

“O Domingo Aéreo é uma ocasião especial que oportuniza aos visitantes vivenciarem o legado de Alberto Santos Dumont e a evolução da ciência aeroespacial, desde os primórdios da aviação até as tecnologias de vanguarda do presente. É um momento emocionante, em que celebramos os 150 anos de nascimento do Pai da Aviação, um brasileiro de quem tanto nos orgulhamos e que inspira a todos os profissionais do DCTA. Neste evento, tivemos a oportunidade de integrar as comemorações do aniversário de 256 anos de São José dos Campos, homenageando também a comunidade Joseense”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

O Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, esteve presente e enfatizou a vibração das pessoas com os shows aéreos. "Elas aguardam, ansiosamente, por esta oportunidade. É um grande presente para a cidade”, completou.

Durante todo o dia, os visitantes acompanharam diversas atrações, como a apresentação dos Paraquedistas da Equipe Falcões, da Esquadrilha da Fumaça e da Esquadrilha Ceu, além de conhecerem os projetos desenvolvidos pelos institutos do DCTA.

Para Vicente de Paulo Enedino, de São Bernardo do Campo (SP), que veio acompanhado da esposa, prestigiar o evento foi uma experiência inesquecível. “É a primeira vez que vejo a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e estou encantado, pois os pilotos são excelentes aviadores”, comentou Vicente.

O público pôde apreciar a exposição de diversas aeronaves, com destaque para o KC-390 Millennium. Também estiveram disponíveis as aeronaves de instrução militar dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), que são o T-27 Tucano e T-25 Universal, além do A-29 Super Tucano, usado pela Esquadrilha da Fumaça, e helicópteros do Exército Brasileiro e da Polícia Militar de SP (PMSP).

O evento contou ainda com a exibição de carros híbridos de diversas marcas, diferentes modelos e com a réplica do 14-Bis, que fez sucesso entre o público devido à presença de um personagem caracterizado de Santos Dumont.

Esquadrilha da Fumaça

A história do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça – demonstra a paixão pela aviação e o talento de pilotos brasileiros que buscaram levar ao público um espetáculo de tirar o fôlego. Criada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) por um grupo de jovens pilotos da FAB, a Esquadrilha inicialmente possuía aeronaves T-6. Desde então, ela tem evoluído e se aprimorado ao longo das décadas, ganhando reconhecimento internacional e encantando plateias em todo o mundo.

Ao participar de inúmeros eventos, comemorações e apresentações, essa Esquadrilha histórica continua a inspirar gerações e a encher os corações do público com admiração.

“É muito gratificante quando vemos as crianças vindo até nós, pedindo autógrafos e dizendo que gostariam de ser militares. Considero valoroso motivar e incentivar essa nossa futura geração”, disse um dos pilotos da EDA, Capitão Aviador Moisés Kawka.

Esquadrilha Ceu

A Esquadrilha Ceu é formada, em sua maioria, por experientes pilotos oriundos da aviação de caça e hoje oficiais da reserva da FAB.  Suas atividades tiveram início no ano de 2011, no antigo Clube Ceu, às margens da Lagoa de Jacarepaguá. Desde lá, já foram realizadas mais de 70 demonstrações aéreas e os pilotos, juntos, já acumulam mais de 25.000 horas de voo. 

A Esquadrilha Ceu executa demonstrações aéreas em vários eventos aeronáuticos civis e militares pelo Brasil, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação.

Para o Tenente-Coronel Aviador Alfredo Salvatore Leta, líder da equipe Ceu, ver este grande público reunido para apreciar os feitos do setor aeroespacial e a história escrita por Santos Dumont é de grande valor. “Tenho um imenso orgulho de ser integrante da Esquadrilha Ceu e um dos seus fundadores. O sonho de Santos Dumont se materializa em cada olhar das crianças que assistem o nosso show”, concluiu o Tenente-Coronel Salvatore.